Guia de Carreira

WinCarreira Blog - Busque sempre seu autodesenvolvimento

Busque sempre seu autodesenvolvimento

Artigos

Quem não conhece a famosa pirâmide de Maslow?

Para ele, o topo da pirâmide é a necessidade de autorrealização (que seria o constante crescimento, a realização de sonhos, poder usar todo o potencial, ser aquilo que se pode ser, fazer o que se gosta e é capaz de conseguir, autonomia, independência).

Este assunto também é estudado por outros autores que nos apresentam a continuidade no processo de evoluir; autoconhecimento; autocontrole; aperfeiçoamento da inteligência emocional, entre outros, como sendo a chave para a satisfação e a felicidade.

Tudo isso pode ser resumido em uma só palavra: autodesenvolvimento.

Mas e aí, o que é autodesenvolvimento?

Qual a importância?

O que fazer para alcança-lo?

Vamos por parte!

Autodesenvolvimento começa a partir do momento em que assumimos nossa responsabilidade diante de nosso crescimento profissional e pessoal. Se não buscarmos recursos, novas possibilidades e condições, nada vai acontecer. O dinheiro ajuda? Sim! Mas não determina o quanto feliz você vai ser.

Quem procura se autodesenvolver alcança o crescimento emocional, mental, social, espiritual, físico e profissional. 

Pessoas autodesenvolvidas aprendem a usar os benefícios de estar abertas a novas experiências, conceitos e percepções.

Por que o autodesenvolvimento é importante?

O autodesenvolvimento é importante para alcançarmos a satisfação de ser quem somos e fazer o que fazemos.

Quando nos autodesenvolvemos conseguimos nos relacionar melhor com as pessoas; desenvolvemos nossa automotivação; compreendemos melhor nossas próprias emoções e dos outros, maior autocontrole.

Em questão profissional, entendemos qual a relação entre nossos objetivos e nosso trabalho, nossa produção tem mais valor, criamos oportunidades para uma carreira de sucesso. 

Como buscar o autodesenvolvimento?

A felicidade tem um preço e nem sempre tem a ver com dinheiro. Aqui o maior preço é conseguir sair da zona de conforto, pois é muito fácil colocar a culpa no outro quando na verdade a responsabilidade é nossa.

Então, aqui vai alguns passos que você pode seguir para se autodesenvolver e alcançar a satisfação de viver!

Conhecer a si mesmo

Isso se chama autoconhecimento. Você precisa ter clareza das suas qualidades, defeitos, sonhos, do que não gosta, do que gosta, suas habilidades, seus valores e princípios.

Procure feedbacks

Certifique-se de que aquilo que você faz está sendo interpretado da forma que você acredita estar fazendo ou falando. Esteja preparado(a) para ouvir, pois pode se surpreender tanto para o lado bom, quanto para o lado ruim. O bom disso tudo? É uma oportunidade de se ver com outros olhos.

Defina objetivos e metas

Nesse ponto o autoconhecimento vai ajudar bastante e quando definir suas metas e objetivos vai ficar mais fácil estabelecer um planejamento.

Persistência

Entenda que o processo não será simples, vai ter momentos mais difíceis que outros, mas precisa pensar a longo prazo e seguir, mesmo que com uma velocidade menor. Não temos controle sobre tudo, eventos externos vão acontecer (críticas, demissão, perda de um familiar...) vá devagar nestes momentos, mas não perca o foco.

Avalie suas crenças

Temos várias crenças e algumas delas, nos limitam, impedindo que enxerguemos todo nosso potencial. Somos aquilo que pensamos, então as coisas só tendem a dar certo quando confiamos mais na nossa capacidade.

Inspire-se em outras pessoas

Busque conhecer pessoas que estão neste processo de autodesenvolvimento, e aquelas que já alcançaram o alto da pirâmide. Pode ser em autobiografias ou pessoas próximas a você.

Lembre-se, ser feliz é estar satisfeito consigo mesmo!

Pesquisar

Categorias


Posts Relacionados

WinCarreira Blog - Profissionais qualificados não ficam desempregados

Profissionais qualificados não ficam desempregados

Artigos

Qual a importância da qualificação frente ao mercado de trabalho e desenvolvimento de carreira?

Leia Mais

WinCarreira Blog - Você costuma adiar tarefas?

Você costuma adiar tarefas?

Artigos

Deixar para última hora e correr atrás do tempo: porque fizemos isso?

Leia Mais

Ver Outras Notícias

Contato

Nós Estamos Aqui Para Ajudar Você!