Guia de Carreira

WinCarreira Blog - O que é e qual a importância da inteligência emocional para liderar uma equipe

O que é e qual a importância da inteligência emocional para liderar uma equipe

Artigos

O papel da liderança tem como um de seus objetivos estabelecer uma relação direta entre os colaboradores e as metas da organização, para que ele consiga que sua equipe, onde estão presentes as mais diferentes personalidades, alcance um bom desempenho, é necessário aperfeiçoar sua inteligência emocional.
Inteligência emocional é a habilidade que o indivíduo desenvolve para lidar com suas próprias emoções e com as emoções das pessoas ao seu redor, da capacidade de se adaptar as mais diversas situações para alcançar seus objetivos, e do relacionamento assertivo.
O pilar da inteligência emocional é autoconsciência, isto é, reconhecer a presença de um sentimento na altura em que ocorre.
Um líder emocionalmente inteligente deve utilizar dessa competência em situações de grupos, compreendendo os sentimentos expressos, incentivando as informações de auto revelação, a positividade, praticando a resolução de problemas, e fornecendo feedback quando conveniente, de forma assertiva.
Essa competência promove um ambiente produtivo, bons relacionamentos, uma melhor forma de lidar com conflitos, resultando em colaboradores satisfeitos e motivadas, sendo mais felizes no ambiente de trabalho, comprometidas com as suas funções e dispostos pela organização.
Texto escrito pela Fernanda @fernandafracasso estagiária aqui na Win Carreira, estudante do IX nível do curso de Psicologia - UPF.
20/05/2024
Fonte: https://ojs.fsg.edu.br/index.php/pesquisaextensao/article/view/2338

Pesquisar

Categorias


Posts Relacionados

WinCarreira Blog - O que são os conflitos de gerações?

O que são os conflitos de gerações?

Artigos

Os conflitos geracionais surgem das diferenças de perspectiva, estilo de trabalho, valores e expectativas entre gerações distintas.

Leia Mais

WinCarreira Blog - Por que contratar uma assessoria em Gestão de Pessoas?

Por que contratar uma assessoria em Gestão de Pessoas?

Artigos

Uma assessoria em Gestão de Pessoas cria estratégias personalizadas para atrair, engajar e reter talentos, além de melhorar processos internos.

Leia Mais

WinCarreira Blog - Home Office e Trabalho Híbrido: A revolução dos modelos de trabalho

Home Office e Trabalho Híbrido: A revolução dos modelos de trabalho

Artigos

A tecnologia desempenha um papel fundamental ao criar conexões mais interativas e minimizar os impactos do distanciamento físico.

Leia Mais

Ver Outras Notícias

Contato

Nós Estamos Aqui Para Ajudar Você!