Guia de Carreira

WinCarreira Blog - Você costuma adiar tarefas?

Você costuma adiar tarefas?

Artigos

Vai deixando aquela tarefa pra depois e depois... e quando você vê está com o prazo estourando ou acabou perdendo a oportunidade?

Este comportamento tem um nome, e se chama procrastinação.

Muitas pessoas sofrem com esse hábito, pois adiar tarefas está relacionado com ansiedade e estresse, sem falar que, pode gerar sentimento de culpa e inadequação.

Mas porque procrastinamos?

Seja no trabalho ou na vida pessoal, sempre temos que fazer algo que não gostamos muito ou que achamos chato de fazer, difícil ou ainda não sabemos como fazer. 

Somos resistentes em “pôr a mão na massa” e vamos adiando o máximo possível, pois nos sentimos inseguros em realizar determinas tarefas ou tomar certas decisões.

Profissionalmente, esse comportamento pode representar falta de comprometimento e baixa pro-atividade. Mas, sabemos que não são essas as razões pelas quais procrastinamos.

Então, para ajudar a enfrentar esse “fantasma” da sua vida, seguem algumas dicas do que pode ser feito para minimizar os efeitos da procrastinação.

1 Faça sua lista de tarefas

Quando temos claro as atividades que precisamos fazer, fica mais fácil de organizar a ordem que serão feitas e dificilmente esquecemos de algo. E é até prazeroso ir riscando os itens já realizados. Tente, você vai gostar!

2 Foque em fazer e não em perfeição                                                                                                                            

Muitas vezes deixamos de fazer algo por achar que precisa ficar perfeito, mas na verdade, simplesmente precisa ser apenas feito. A perfeição vem com a prática e pode ser construída, mas antes você precisa dar o primeiro passo e começar.

3 Crie recompensas

Uma recompensa é riscar ou apagar as atividades já realizadas da sua lista, essa ação resulta em uma sensação de dever cumprido e um estado que satisfação consigo mesmo. Você pode se recompensar de diferentes formas, encontre aquelas que mais deixarão você feliz em terminar algo, podendo ser um alimento que gosta depois da terceira tarefa concluída, uma olhadinha nas redes sociais depois da quinta tarefa, um café especial depois da oitava tarefa realizada, e assim por diante.

4 Evite distrações

Tente tirar as notificações das redes sociais, não prestar atenção na conversa ao redor, avalie o que tira teu foco e se afaste delas.

5 Amanhã é outro dia                     

Por mais difícil e chato que possa ser uma tarefa faça hoje mesmo. Pois amanhã você, provavelmente, terá outras ou não vai poder aproveitar o dia seguinte com tudo que teria para viver, porque ainda tem tarefas de ontem para serem feitas. Então não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

Pesquisar

Categorias


Posts Relacionados

WinCarreira Blog - Profissionais qualificados não ficam desempregados

Profissionais qualificados não ficam desempregados

Artigos

Qual a importância da qualificação frente ao mercado de trabalho e desenvolvimento de carreira?

Leia Mais

WinCarreira Blog - Busque sempre seu autodesenvolvimento

Busque sempre seu autodesenvolvimento

Artigos

Sentir-se satisfeito consigo mesmo e com a própria vida é possível quando buscamos crescimento e evolução

Leia Mais

Ver Outras Notícias

Contato

Nós Estamos Aqui Para Ajudar Você!